Fibromialgia | Maio, o mês da compaixão




Maio é o mês para a sensibilização da FIbromialgia, estima-se que milhares de pessoas em Portugal parecem da doença, eu sou uma delas. 


Para muitos é uma crise de mimo ou de preguiça, e outros tantos adjectivos que só demonstram a ignorância e a falta de empatia com quem (infelizmente) sofrem desta doença silenciosa, mal interpretada, imprevisível, e incapacitante tanto ao nível físico e sobretudo ao nível emocional. Especialmente ao nível emocional, pois o desafio é por vezes demasiado pesado. 

Este é o mês para alertar que há pessoas que verdadeiramente ficam incapacitadas, deitadas na cama, sofrendo de um cansaço extremo que só permite respirar, um cansaço que vem do sangue, de todas as células,  do coração. 
Não, não é exagero, é a realidade de muitos. 

É uma doença solitária, pois por mais apoio que se tenha, acaba-se por sofrer sempre sozinho, enfiado num buraco fundo e escuro. Os doentes são actores brilhantes, a disfarçar a dor, a sorrir sem vontade, a dizer que está tudo bem quando não está. E por isso mesmo é torna-se uma doença solitária , e poucos são os que realmente percebem e compreendem.

Não só muda muda uma vida, como “ataca” a família próxima, e todos sofrem de maneiras diferentes, mas sofrem.

Não julguem sem antes saber. 

Este é o mês da compaixão, do amor, da empatia. 
É o mês de Maria.

Comentários

Mensagens populares