Rotinas & Sono | tema sensivel cá de casa
Por mais que tenho lido sobre o sono e um bocado pela experiência e sensibilidade que fui adquirindo, admito que, em grande parte nós - os pais - fomos os grandes culpados pelo prolongamento desta fase mais cinzenta. Agora que consigo comparar "in loco" com o Tomás, em que comparo tanto a sua personalidade e facilidade em adormecer (e dormir a noite toda seguidinha), como também o nosso comportamento face a eventuais birrinhas que faça ou tentativas de chamadas de atenção para sair da cama ou recusar-se em dormir, vejo que sim, a culpa, foi também nossa em grande parte!
Talvez por termos sido pais de primeira viagem, talvez pela insegurança e incerteza que tínhamos vejo agora todos os erros que fizemos, e nem sequer demos possibilidade ao bebé em se auto-acalmar, pois ao mínimo "ai", lá estávamos nós, mesmo sendo as nove da noite, como á meia-noite, como às tantas horas de madrugada (e foram tantas e tantas...)
Também já disse que que aprendi ( ás minhas custas) que é mesmo muito importante criar rotinas com os bebés, pois notei que isso ajudava na hora de adormecer. No nosso caso, a rotina que criamos foi a de ver 2 desenhos animados, ler uma pequena história (já na cama) e dormir. Digo que resultou, não passou a adormecer logo, nem sem algum choro, mas gradualmente habitou-se, e era já ele que quando estava mais cansado pedia para ver os desenhos (como quem diz " depois quero ir para a cama).
E por esta nossa fase cinzenta que atravessamos, e por nos termos sentido às vezes cansados, desamparados, sem saber o que fazer, que resolvi partilhar este post (novamente) do blog O Rei Vai Nu, que tanto gosto e sigo, para ajudar a melhor compreender os nosso pequenotes e ultrapassar algumas fases mais cinzentas que também possam estar a passar.
Rotinas e Sono
parte I
"Só mais um bocadinho..."
A criança é muito curiosa e entusiasma-se com tudo. Precisa de
oportunidades para explorar e descobrir, mas também de limites. Os
limites e as rotinas ajudam a organizar o seu entusiasmo e contribuem
para dar segurança à criança. Por outro lado, fazem com que seja mais
fácil interromper as actividades da criança.
Do que preciso?
Os primeiros anos de vida são essenciais para a saúde, desenvolvimento e bem-estar da criança ao longo da vida. Os 4 Rs são essenciais: Relação, Rotinas, Regras e Recompensas. Vamos discutir o papel das rotinas na vida da criança.
Rotinas - As rotinas ajudam a criança e a família a saber o que é preciso fazer, quando, em que ordem, por quem. Tornam os dias mais previsíveis e ajudam a criança a sentir-se segura e a portar-se melhor.
- Não há regra sobre o número e tipo de rotinas que as famílias devem ter. Rotinas diferentes funcionam bem em famílias diferente. Experimentem e simplifiquem!
- As rotinas devem considerar as necessidades de toda a família. Por exemplo, considerem a hora a que saem e a que habitualmente chegam a casa para encontrarem tempo para a higiene, alimentação, sono, brincadeiras.
- Organizem as rotinas da criança à volta da alimentação, do sono e da higiene. Para além destes, reservem tempo para as coisas importantes, como brincar, estar com os pais, contar histórias.
Como é ter 5/6 anos?
A criança de 5/6 anos mostra curiosidade acerca de tudo e está sempre a
aprender. Nesta fase, pais e criança preocupam-se muitas vezes com a
entrada na escola. A preparação para a escolaridade envolve ser capaz de fazer uma série de coisas
- Estar longe dos pais
- Vestir-se e despir-se sem ajuda
- Usar a casa-de-banho sozinha
- Explicar as suas necessidades
- Contar histórias
- Prestar atenção enquanto se lê uma história e responder a perguntas
- Lembrar-se de 2-3 passos para completar uma tarefa - descalça-te, lava as mãos e vem para a mesa
- Trabalhar de forma independente
- Cumprir regras e esperar a sua vez
- Fazer puzzles simples
- Usar o lápis e a tesoura
- Desenhar animais, pessoas, objectos
- Escrever, desenhar ou copiar formas, letras e números
- Identificar algumas cores, letras do alfabeto e números
- Contar até 10
- Perceber que se lê da esquerda para a direita e de cima para baixo
Ideias para brincar
Brincar é a forma como a criança aprende e contribui para a sua preparação para a escolaridade
Brinquedos para a criança de 5/6 anos:
- Blocos para construções
- Bolas pequenas e grandes
- Bonecas para vestir e despir
- Carros, camiões, garagens
- Roupas e acessórios para disfarces
- Livros, puzzles (12-15 peças), jogos
- Lápis, canetas, tintas, cola tesoura, papel, plasticina para obras de arte
Uns minutos de brincadeira com os pais todos os dias
- Peça ajuda à criança em tarefas domésticas, como pôr a mesa ou estender a roupa e aproveite para treinar os números ("precisamos de quantos guardanapos?") e as cores ("dá-me todas as meias azuis").
foto: pinterest
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