O deitar (atribulado) cá por casa




Isto cá por casa anda numa azáfama. Se dantes era muito fácil ( fácil demais até) deita-los, agora é cada vez mais complicado. 


O João deita-se logo e adormece imediatamente. Já o Tomás, desde que deixou a chupeta, tem muita dificuldade em conseguir adormecer relativamente rápido. 
Começamos com uns pequenos rituais, como contar a história de duas irmãs e de um duende mágico que vivam na mesma casa, também abolimos o uso dos iPhones e iPads após o jantar ( e acho que ajudou a acalmar bastante) e outras pequenas mudanças para tornar a rotina o mais fluida possível. 

Às vezes funciona, outras bem tanto. Ele não não chora, apenas arranja desculpas esfarrapadas para sair da cama e vir ter connosco à sala. E chega à sala, munido do seu urso amigo e debita o seus problemas existências. Ora não gosta de ser o mais novo, ora não sabe onde está o carrinho lindo que a Cuca comeu, ora a barriga dele ainda tem fome,  ora a avó pode não estar já a dormir e é melhor ligar para confirmar, ora o avô até disse que ia ver a Patrulha Pata e talvez não viu, ora os olhos não se querem fechar,  enfim, são um role de problemas sérios que não o deixam dormir. 

O que é certo é que é um processo cansativo e por vezes longo. Eles deitam-se por volta das nove, e podemos andar nesta lenga-lenga durante uma ou até duas horas. Claro que de manhã é mais difícil ele acordar. Bem sei que ainda dorme à tarde é que ajuda bastante, mas acho as horas de sono da noite importantíssimas. 

Ideias e sugestões são bem-vindas 

Sigam-nos por aqui @mybabyblueblog

Mais posts sobre Me&Us 

Comentários

  1. Por aqui anda tudo bem mais difícil... A única maneira que tenho para ele adormecer é na minha cama... Ando tão, mas tão cansada que acaba por dormir comigo! Já não sei o que faça! Ando a ler livros e mais livros mas não estou a conseguir fazer com que ele vá para a cama dele! E ainda não pensei em tirar a chupeta, senão seria o fim...

    ResponderEliminar
  2. Ola!Aqui em casa seguimos a sugestão de uma psicologa especialista no sono dos bebes e ajudou muito, duas rotinas foram alteradas c bastante sucesso. Banho imediatamente apos o jantar,sem brincadeira no meio,e leitinho no biberon imediatamente após o banho. Apos o jantar ele acalma no banho e o leite da lhe o conforto e os mimos no colo da mãe, juntamente com uma história relacionada c o sono. Agora somos felizes,alguns anos sem dormir fazem nos perder anos de vida. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Por aqui também começou a ser assim, e decidimos reduzir a sesta. OU seja, só faz sesta nos dias em que também tem ginástica, e que por isso o dia é mais intenso fisicamente. Nos outros dias não, tem corrido tãooo bem o adormecer!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares