Yummy | Crepe Cake Chantilly e framboesas

Depois do sucesso que a fotografia do meu primeiro crepe Cake fez no instagram, não podia deixar de partilhar aqui a receita. 



Andava a namorar há já algum tempo umas fotografias lindas ( e deliciosas)  que via no Pinterest de bolos feitos com crepes. Guardava algumas imagens e ficava sempre com o bichinho que tenho que experimentar fazer um destes!
E na semana passada foi a estreia ( estreia a fazer crepes e a fazer o bolo)  confesso que o resultado final não foi exatamente como o das fotografias do pinterest, mas em termos de sabor estava óptimo!!!  Ganhei o gosto, e já conseguia fazer o flip da fritadeira para virar o crepe - como qual chef profissional!!!

A minha grande dificuldade foi de conseguir empilhar verticalmente e em linha direita os crepes, e aconselho também a fazerem os crepes numa fritadeira anti-aderente, usada só para estas coisas.

Para este efeito pretendíamos que a massa dos crepes fosse fina, e macia, e não muito doce para não ficar enjoativo com o recheio.

Crepes
(Retirado do livro "As 100 mais famosas sobremesas do Mundo)

Ingredientes (24crepes):
250g farinha
2colheres sopa açúcar granulado
1/2 colher café de sal fino
2 colheres sopa manteiga derretida ou óleo (usei manteiga)
3 ovos
1/2 litro leite (usei leite sem lactose magro da mimosa)-diluir em metade agua 50/50%
1 colher sopa de Aromas de baunilha
Raspa ou casca de limão

Preparação:
1. Pôr numa tigela a farinha a monte, deitar no centro o açúcar, sal e a manteiga derretida. Juntar metade do leite (diluído em agua).

2. Misturar tudo, começando pelo centro, quando a farinha estiver incorporada a massa começa a ficar quase fluida. Para que fique completamente lisa é necessário trabalhá-la energicamente com uma colher de madeira.

3. Misturar os ovos batidos. (Nota: não misture os ovos com a farinha pois assim a massa vai encolher durante a cozedura, em vez de se espalhar). Deitar o resto do liquido . A massa deve ficar fluida, lisa, mas não excessivamente. Juntar o aroma e deixar responsar durante uma hora (facultativo).

4. Untar a frigideira com a ajuda de um pano preso a um garfo ou a uma colher de madeira . (Cobrir a extremidade do garfo ou colher com um pano e prender não se desfazer. Untar a frigideira com ajuda da colher tapada de forma a colocar pouca manteiga na frigideira e espalhar uniformemente.)

5. Deitar metade de uma concha de massa na frigideira quente e inclinar rapidamente de forma a que a massa se espalhe toda pela frigideira. Fazer movimentos circulares em todas as direções  com a frigideira para espalhar bem a massa. (O primeiro crepe é sempre o mais difícil de fazer).

6. Quando o crepes começar a ficar já dourado, com a ajuda de uma espátula fina pode virar-lo de lado, ou pode tentar fazer o flip com a frigideira.

Quando estiver pronto deixar arrefecer num prato.

Recheio
Como era a primeira vez , tanto a fazer crepes como a fazer o bolo, não quis fazer nada muito complicado. Optamos por um recheio de chantilly e compota de framboesas.

Chantilly
Numa batedeira juntar um pacote de natas (usei natas sem lactose ), açúcar a gosto, e um pouco de sumo de limão.
Deixar bater e ir provando para afinar o sabor. Caso queiram mais doce juntar mais açúcar, ou se quiserem menos doce juntar mais limão.
Ter em atenção que quando as natas começarem a subir, não deixar bater muito mais senão começa a ficar em manteiga.


Preparação do crepe Cake
Depois dos crepes já estremecia arrefecidos, colocar um crepe já no prato definitivo para servir.
Cobrir o crepe com chantilly.
Colocar um outro crepe por cima, e cobrir com compota de framboesa.
Repetir as camadas até acabar os crepes.
Pode também optar por fazer uma camada só com framboesas, mas ter atenção que estas são mais amargas e poderão precisar de açúcar ou de compota.


A inspiração foram estes......


Mais posts Yummy


Comentários

Mensagens populares